Mesmo com inflação, consumo de cerveja cresce no país

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O volume de cerveja comercializado no Brasil cresceu 7,6% em 2021, superando o avanço de 5,3% registrado em 2020 e atingindo o recorde de 14,3 bilhões de litros, de acordo com um levantamento inédito realizado pela Euromonitor.

Até então, o melhor resultado tinha sido em 2014, ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo.

No ano passado, o crescimento foi puxado pela volta do consumo fora de casa, que saltou 9,2% na comparação com o primeiro ano de pandemia, enquanto o consumo dentro de casa cresceu 5,4% após ter disparado 17,6% em 2020.

A expectativa é que o volume total de vendas da bebida cresça novamente ao redor de 8% em 2022, alcançando 15,4 bilhões de litros e marcando o 4º ano consecutivo de alta.

Consumo de cerveja
Entre os fatores que explicam o crescimento das vendas de cerveja, mesmo com um cenário econômico adverso, estão:

A persistência do hábito cultural de beber cerveja no país, inclusive dentro de casa;
o Brasil é o terceiro maior mercado de cervejas, atrás somente da China e Estados Unidos;
À volta do consumo fora de casa, após a população ter ficado isolada em casa em razão da pandemia;
Preços ainda relativamente acessíveis para a maior parte da população e subindo menos que a inflação oficial;
Grande número de lançamentos pelos fabricantes e crescimento de dois dígitos desde 2020 nas categorias premium e de cerveja sem álcool ou de baixa caloria.
“Como as pessoas ficaram isoladas em casa por mais de um ano, começaram a sair mais para ‘se vingar’ da Covid. As pessoas querem compensar o tempo perdido e se reconectar com os amigos e com os colegas de trabalho”, afirma o analista de pesquisa da Euromonitor, Rodrigo de Mattos. “A cerveja ainda é um produto visto como de indulgência, um item de segunda necessidade básica é uma opção barata e viável de relaxamento”.
Impactos da inflação
Dados do IBGE mostram que o preço da cerveja subiu 9,38% em 12 meses, abaixo da inflação oficial do país, que acumula alta de 11,73%. Fora de casa, a alta bem menor, de 5,22% em 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).

Ainda que a inflação ainda não esteja fazendo o brasileiro beber menos no total, ela tem obrigado o consumidor a fazer mais contas na hora de decidir onde e o que beber.

Confira as marcas de cerveja mais consumidas no Brasil:

Brahma;
Skol;
Antarctica;
Itaipava;
Nova Schin.
Marcas premium:

Brahma (Brahma Extra, Malzbier e outras);
Bohemia;
Heineken;
Budweiser._

Publicada em : 20/06/2022

Fonte : Portal Contábeis